Related Posts with Thumbnails

19 de set. de 2010

Vacinas: esquistossomose e fasciolose hepática



A esquistossomose, também chamada de barriga d'água ou doença dos caramujos, atinge cerca de 200 milhões de pessoas em 74 países e provoca 200 mil mortes por ano. Ela é causada pelo helminto trematódeo Schistosoma mansoni , que atua no intestino, mais precisamente nas vênulas da parede do intestino grosso, sigmóide e reto, sendo os sintomas predominantemente intestinais.

A primeira vacina do mundo contra essa doença será produzida pela Ourofino, indústria 100% nacional, que comprou a Alvos Consultoria, empresa de fomento que detinha a licença da tecnologia da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) desde 2005.

No início dos anos 90, o grupo de pesquisadores da Fiocruz, coordenado pela médica Mirian Tendler, descobriu a proteína SM 14 (antígeno, dentre os 6 selecionados pela OMS, contra o verme Schistosoma mansoni). Essa proteína está em todos os helmintos causadores da doença e a técnica utilizada permite maior segurança e qualidade da vacina produzida.

Posteriormente, descobriu-se que essa mesma proteína também serve contra a fasciolose hepática, doença que causa prejuízos de mais de 3 bilhões de dólares/ano atacando cerca de 300 milhões de cabeças de bovinos e ovinos no mundo.

A Ourofino construirá uma nova planta para a produção da vacina contra a esquitossomose, com disponibilidade prevista para 2015. 

Já a vacina contra fasciolose hepática poderá ser produzida no complexo de Cravinhos-SP e estar disponível em 2 anos.

Veja o texto original aqui.

Fonte: Ourofino Agronegócio e PUC Goiás.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, faça perguntas, diga olá ;=). Críticas construtivas são muito bem vindas. Se quiser resposta deixe seu nome e e-mail, please, porque o Mr. Google não me passa informações de vocês. (zootecniadaily@gmail.com)
Bjus!!!