Related Posts with Thumbnails

2 de ago. de 2010

Lei Ficha Suja, ops Ficha Limpa


Já em vigor, a Lei da Ficha Limpa teve 1 milhão e 600 mil assinaturas, sendo o primeiro projeto de iniciativa popular. Mas não fiquem tão felizes assim, como eu fiquei.


Alteraram o projeto inicial na Câmara e passaram a considerar válido, somente para quem for condenado por um colegiado de juízes, ou seja, a sentença de um só juiz para alguém que cometeu estelionato ou falsidade ideológica é considerada nula, mesmo com provas materiais. Mas ainda, mesmo condenado por colegiado de juízes, cabe recurso. 


Para piorar, o Senador Francisco Dornelles (RJ), do partido de Paulo Maluf, mudou o tempo verbal. Onde lia-se "são inelegíveis os condenados...", graças ao energúmeno senador, ficou "são inelegíveis os que forem condenados". Tudo isso para os fichas-sujas participarem destas eleições e de outras, a não ser que sejam condenados de novo, o que acho difícil, principalmente em ano eleitoral.


A lei foi mudada pelo Senado e não retornou à Câmara (como manda a Constituição). Voou rasante para o Presidente da República assinar, o qual a sancionou e a colocou em vigor (publicando-a no Diário Oficial).


Se alguém enquadra-se no ficha suja, significa que cometeu falcatruas no passado, nunca no futuro, ainda não temos máquina do tempo (não que eu saiba). Agora, nós eleitores, precisamos mostrar que não somos amebas e julgar essa cambada nas urnas. Mas até nisso somos sacaneados, pois temos raríssimas opções.


Veja o texto original de Alexandre Garcia aqui.


Fonte: Só Notícias (Editoriais Alexandre Garcia)

1 comentários:

Harley Coqueiro disse...

Belo post!!!

Pela lucidez, pedi licença (!) para linká-lo: http://www.osinvicioneiros.com.br/2012/08/os-efeitos-colaterais-da-lei-da-ficha.html

Postar um comentário

Deixe sua opinião, faça perguntas, diga olá ;=). Críticas construtivas são muito bem vindas. Se quiser resposta deixe seu nome e e-mail, please, porque o Mr. Google não me passa informações de vocês. (zootecniadaily@gmail.com)
Bjus!!!